Primeira edição do evento tem presença confirmada de: Diogo Nogueira, Tiee e atrações locais, nos dias 19 e 20 de dezembro, totalmente gratuito. Um encontro entre os nomes consagrados da cultura popular e a nova geração de sambistas na orla da Praia da Coroinha, na cidade de Itacaré, há 250km de Salvador.
Entre os artistas confirmados está o cantor e compositor Diogo Nogueira. Dono de sucessos como “Pé na Areia” e “Clareou” e vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode (2010), o carioca celebra 20 anos de carreira em 2025 e leva para o palco os clássicos do cancioneiro popular e as músicas do seu novo trabalho “Sagrado vol.2”.

Outro nome confirmado é Tiee, que se destaca como um dos nomes mais promissores do samba da atualidade. O cantor e compositor leva para o Festival o seu projeto “Subúrbio”, que já rodou todo o Brasil. Outros artistas e grupos locais também serão anunciados.
O projeto vai abrir o calendário de verão do município baiano e deve impulsionar a ocupação hoteleira e a economia local, que já recebe anualmente quase 100 mil visitantes na alta temporada. Para o titular da Secretaria de Turismo e um dos idealizadores do evento, Marcos Japu, o Festival representa um marco para Itacaré.
“Realizar esse Festival sempre foi um sonho. O samba é música raiz, tem muita relação com o nosso destino. O momento é propício e iniciar a temporada de verão com esse evento será muito positivo”, destacou.

Famosa por suas belezas naturais e pelo título de “Destino Completo”, que atrai turistas e famosos do mundo inteiro, Itacaré tem enraizada em sua história e identidade popular o samba duro e o samba de roda, manifestações preservadas por comunidades tradicionais e quilombolas. Para o prefeito Nego de Saronga, o evento é uma oportunidade de fortalecer os músicos e grupos culturais da região.
“Preservar o samba é também valorizar os nossos artistas. Muitos músicos de Itacaré mantêm viva essa tradição, então é natural envolvê-los no Festival. Escolhemos uma data estratégica, em que poucos destinos turísticos estão com grandes festividades, justamente para movimentar a economia local antes do Réveillon”.
O Itacaré Samba Festival é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio Secretaria de Turismo de Itacaré, com apoio da Câmara Municipal, Setur Bahia e Ministério do Turismo.
