Motiva e Fundação Roberto Marinho abrem inscrições para o edital Cultura em Movimento

O Metrô Bahia, uma empresa da Motiva, maior empresa de infraestrutura e mobilidade do Brasil, por meio do Instituto Motiva, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, abre inscrições para o Cultura em Movimento, residência profissional gratuita voltada a jovens artistas. O programa recebe inscrições até o dia 9 de novembro de 2025 e busca apoiar criações que conectam corpo, cidade e expressão, incluindo dança, slam, poesia em Libras e outras formas de arte performática.

Serão selecionados 12 coletivos, quatro em Salvador, quatro em São Paulo (SP) e quatro no Rio de Janeiro (RJ), que terão acesso a mentorias personalizadas, masterclasses com artistas renomados e ensaios presenciais por meio da co.liga, escola digital da Fundação Roberto Marinho. Após a conclusão, cada coletivo receberá uma bolsa-residência de R$8 mil para criação e apresentação de suas performances.

Podem participar grupos com no mínimo três integrantes, com 18 anos ou mais, residentes nas cidades contempladas. Com foco em diversidade e inclusão, o edital prioriza candidaturas de pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+, mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica.

As apresentações finais acontecerão em estações de metrô, trem e VLT operadas pela Motiva, em março de 2026, transformando espaços de grande circulação em palcos urbanos inéditos.

“A novidade deste edital é o incentivo direto a coletivos de jovens que pesquisam e criam performances corporais — expressões que utilizam o corpo como linguagem, como a dança que ocupa a rua, o slam que ecoa no microfone, a poesia que se transforma em arte e o teatro que se aproxima do público. Ao apoiar essas criações nos espaços de transportes urbanos, como nas estações de metrô, valorizamos a potência da juventude, a diversidade cultural e a presença criativa em territórios onde a vida acontece. É uma forma concreta de fortalecer trajetórias coletivas e dar centralidade às vozes e corpos que movimentam a cidade”, avalia Alzira Silva, supervisora de inclusão produtiva da Fundação Roberto Marinho.

“O edital Cultura em Movimento reflete o compromisso do Instituto Motiva de apoiar iniciativas que aproximam a arte das pessoas e promovem a diversidade cultural nas nossas cidades. Acreditamos que a criação artística é uma ferramenta poderosa para transformar comunidades, fortalecer identidades e formar novos públicos. Por meio de parcerias como essa com a Fundação Roberto Marinho, conseguimos oferecer oportunidades concretas para jovens e coletivos desenvolverem seu talento e deixarem um legado positivo nas cidades em que vivem”, afirma Renata Ruggiero, presidente do Instituto Motiva.

As inscrições no Edital Cultura em Movimento são gratuitas e podem ser feitas no site da co.liga, de 20 de outubro a 9 de novembro de 2025: https://coliga.digital/pt-BR

Cronograma do edital

Inscrições: até 09/11

Resultado: 21/11

Formação online: 26/11 a 16/01

Ensaios presenciais: 19/01 a 20/02

Apresentações presenciais: março de 2026

Encontro final (online e síncrono): última semana de março de 2026.

Formato: Gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *