“Somos Ubuntu,Eu sou, porque nós somos”, é o tema da 4ª edição do Festival das Periferias no Subúrbio de Salvador, que acontecerá no Colégio Estadual Barros Barreto, em Paripe, sendo palco de celebração das juventudes e potências locais. Além de valorizar a criatividade e empreendedorismo das comunidades periféricas de Salvador. O evento, é uma iniciativa de jovens que integram o projeto LabCIPÓ, da CIPÓ Comunicação Interativa, e será realizado nos dias 17 e 18 de outubro, aberto ao público.
Durante dois dias, o público terá acesso a uma programação variada que inclui oficinas, apresentações artísticas, pocket shows, batalhas de slam, rodas de conversa e intercâmbio com a presença de coletivos de países como Argentina e Colômbia: (Asociacion El Culebron Timbal/ (AR), Fundacion Comunidad Contemporanea/El Changuito (CO)/ Cooperativa Coonurock’- El Ojo Negro/ (AR)) e articulação com o LABGESTÂO da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB.
O Festival também conta com arenas temáticas, reunindo culinária local, espaço das artes, de empreendedorismo e esportes que vão oferecer experiências integradas. Entre elas uma feira gastronômica, dialogando diretamente com à comunidade, conhecendo talentos e serviços ao qual o público poderá interagir em cada um dos espaços.
Ainda como parte da programação, a poesia periférica potencializa vozes e versos numa batalha de SLAM com premiações. Já no sábado outra batalha entra em cena, desta vez com uma novidade: o The Clash promove o encontro da Cultura BallRoom e do movimento Hip-Hop AllStyle, numa competição entre dois estilos diferentes e também com premiação para o vencedor ou vencedora da batalha final.
Dentre convidados, apresentações musicais com estudantes e a fanfarra escolar BAMABB, além de shows com artistas da Periferia de Salvador, como o Rapper Shaft, Banda Guias Cegos, a Cantora Hévila Mello e a Banda Swing de Negro e o cortejo do Coletivo CIA Black Dance.
Mais do que um evento cultural, o Festival das Periferias reafirma o protagonismo da juventude e o papel das periferias como polos de resistência, criação e empreendedorismo, fortalecendo a identidade e a potência cultural do Subúrbio de Salvador.
A Edição ANO IV do Festival das Periferias encerra as atividades do Projeto LabCIPÓ 2025. O evento é realizado pela CIPÓ Comunicação Interativa e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.
Confira aqui a programação completa ou visite instagram.com/cipocomunicacao
Serviço
Festival das Periferias – Ano IV
Sexta: 17/10 – 13h às 18h
Sábado: 18/10 – 10h às 18h
Colégio Estadual Barros Barreto – Paripe
Aberto ao público.
.
