Na última quarta-feira, 20, aconteceu o lançamento da 3ª edição do Mapeamento de Mídias Comunitárias de Salvador, que apresentou quase 40 veículos de comunicação que atuam diariamente nos territórios periféricos da capital, alguns desses se destacaram pela quantidade de seguidores, pelo engajamento e também representatividade. Boca do Rio Magazine, Fala Cajazeiras, Mata Escura em Foco, Nosso Engenho e Portal Pernambues, veículos filiados da Rede MIDICOM, se destacaram nesse mapeamento, reforçando o compromisso e a responsabilidade de cada iniciativa, e a importância do trabalho coletivo fomentado pela Rede de Mídias Comunitárias de Salvador. A iniciativa valoriza e dá visibilidade às mídias comunitárias da capital baiana.
O evento, foi realizado no auditório da Universidade Salvador (UNIFACS), no Campus Tancredo Neves, e contou com a presença da imprensa local, além de instituições referências na comunicação, como: O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia, Associação Bahiana de Impresa, Agência de Notícias das Favelas, AfroTV, entre outras. O mapeamento é uma realização da agência Comunicativa e conta com a apresentação da Embasa.
A ação tem ainda o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Rede de Mídias Comunitárias de Salvador (Rede Midicom) e da Agência Criativa Conteúdo.
Durante o encontro, foi lançado o e-book que reúne informações estratégicas sobre mais das mídias locais que narram o cotidiano das comunidades soteropolitanas nas redes sociais. Além do reconhecimento aos veículos participantes, a programação incluiu palestras e oficinas práticas voltadas à qualificação dos comunicadores, como jornalismo em vídeo, produção de texto jornalístico e gestão de tráfego pago.
A democratização da comunicação e o fortalecimento das vozes que representam as periferias de Salvador é a missão da Rede Midicom